sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

IDOSOS NO BRASIL

POPULAÇÃO DE IDOSOS NO BRASIL


Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2000. O instituto considera idosas as pessoas com 60 anos ou mais, mesmo limite de idade considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os países em desenvolvimento. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%, em 1991, ele correspondia a 7,3% da população.
O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade. Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população - em 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%) e, em 2000, 3,6 milhões (2,1%).
A população brasileira vive, hoje, em média, de 73 anos, 5,6 anos a mais do que no início da década de 90. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperança de vida, a 70,3 anos.
O quadro é um retrato do que acontece com os países como o Brasil, que está envelhecendo ainda na fase do desenvolvimento. Já os países desenvolvidos tiveram um período maior, cerca de cem anos, para se adaptar. A geriatra Andrea Prates, do Centro Internacional para o Envelhecimento Saudável, prevê que, nas próximas décadas, três quartos da população idosa do mundo esteja nos países em desenvolvimento.
A importância dos idosos para o País não se resume à sua crescente participação no total da população. Boa parte dos idosos hoje são chefes de família e nessas famílias a renda média é superior àquelas chefiadas por adultos não-idosos. Segundo o Censo 2000, 62,4% dos idosos e 37,6% das idosas são chefes de família, somando 8,9 milhões de pessoas. Além disso, 54,5% dos idosos chefes de família vivem com os seus filhos e os sustentam.

Um comentário:

  1. MEU QUERIDO.EMANUEL M SANTOS.A COISA NÃO É BRICADEIRA NÃO.ESSA POPULAÇÃO QUE TANTO CRESCE NO BRASIL E NO ENTAMTO É A MENOS VALORIZADA VAI CRSCER MUITO MAIS SE NÃO HOUVER UMA REFORMA PREVIDENCIARIA MAIS RAPIDO QUE SE IMAGINA, FALTARÁ DINHEIRO PARA PAGAR APOSENTADORIA EM MUITO POUCO TEMPO. E VOCÊ FALA DE FISCALIZASÃO.COMO FISCALIZAREMOS? SE QUANDO SE DESCOBRE UM CORRUPTO LEVANDO DINHEIRO DO POVO NADA ACOMTECE COM ELE. PRESIZAMOS FAZER UMA REFORMA GARAL NAS LEIS DO NOSSO PAÍS URGENTIMENTE.
    Jose de sousa: o seu amigo de hoje e sempre.

    ResponderExcluir